O FMI (Fundo Monetário Internacional) estima que o dólar pode atingir a casa dos dois dígitos já em 2014 no Brasil. Segundo projeções do mercado financeiro, se o país continuar utilizando a mesma política monetária, o dólar irá atingir um valor record por volta do segundo semestre de 2014.
Nesta semana a moeda já vem fechando em forte alta, e um fator que influencia bastante são os dados do PIB brasileiro que apresentam uma economia fraca e fragilizada.
Especialistas prevem que mesmo com atuação forte do Banco Central a moeda irá avançar a quase 10 reais, principalmente devido ao fim dos estímulos monetários nos EUA que reduzirão a quantidade de dólares em circulação no mundo.
Os países emergentes que formam o grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) disse estar preocupado com Brasil, e que acordos recentes realizados pelo grupo poderão fortalecer o país na luta contra a alta do dólar. O setor empresarial vem recebendo a notícia como positiva pois incentiva o produto nacional, mas em contrapartida pode contribuir com a alta da inflação.
0 comentários:
Postar um comentário