O ministro da Fazenda Joaquim Levy, informou ontem que pretende retirar as cédulas de 2 reais de circulação ainda este ano. Conforme informou o ministro, já não faz mais sentido ter tais cédulas, pois na pratica não se compra mais nada com elas.
De acordo com estudos realizados pelo governo, o dólar também influenciou nesta decisão. "Quando tínhamos o dólar 1 pra 1, fazia sentido termos a nota de um real. Depois que o dólar começou a subir pra cima de dois reais, tiramos de circulação essa nota. Hoje a situação é a mesma, porém o dólar já quebrou a barreira dos 3 reais, então vamos retirar de circulação a nota de 2. Mas além disso, temos uma inflação muito alta, já não da pra comprar mais nada com uma nota de 2 reais, não faz sentido mantê-la em circulação" comenta o ministro.
A Casa da Moeda disse que o papel utilizado na fabricação é importado dos EUA e que o custo de fabricação de uma cédula de R$ 2,00 fica por volta de R$ 3,55. "Estamos simplesmente enriquecendo os americanos" relata um funcionário responsável pelo processo de confecção das cédulas.
Pelo andar da carruagem o ministro em breve deverá retirar também a nota de 5 reais de circulação, pois o dólar avança a cada dia e a inflação acompanha essa subida.
3 comentários:
Fontes ?
Nossa, que cascata, desde os anos 60 a Casa da Moeda do Brasil utiliza papel moeda próprio, daqui mesmo, nunca que ele é importado dos EUA kkkkkk inclusive, NOS EXPORTAMOS papel moeda para outros países, com raras exceções como foi a implantação do Real em 1994, a Casa da Moeda encomendou que fizessem cédulas em outros países como foram feitas notas do Real no Reino Unido, na França e na Alemanha porque não havia capacidade de emitir cédulas que substituíssem todo o dinheiro que tinha na época, enfim, mas foi uma exceção, o papel moeda e nacional é não importado.
Estranho!
Postar um comentário