Pesquisadores pretendem levar a internet para as residências por meio da rede de água. Os pesquisadores comprovaram por meio de um experimento que é possível transmitir dados pelos mesmos encanamentos da rede de distribuição de água potável.
Para o pesquisador Walter Vasconcelos Dias a dificuldade estava em diluir grandes pacotes, acima de 30 kilobytes na água. Porém Dias relata que no experimento isso se mostrou economicamente viável.
Cientistas ligado ao instituto de química de Massachusetts se dizem muito preocupados, pois ainda não se sabe ao certo qual impacto essa técnica trará na qualidade da água.
"Meu receio é apenas com a contaminação, sabemos bem que hoje em dia se trafega muito conteúdo com vírus na internet, e o contato destes vírus com a água não foi testado, agora nos resta saber a eficácia dessa técnica na retenção desses vírus", finaliza um dos cientistas consultados pela redação.
Ainda é cedo pra dizer se essa será a técnica utilizada no futuro para se massificar o acesso a internet para toda a população, mas ela promete uma boa briga com as tecnologias já existentes.
0 comentários:
Postar um comentário